Por ti, para ti

Suporte Básico de Vida

Nos dias 16, 17, 18, 19 de Julho, foram realizados na associação de estudantes da escola superior da tecnologia de saúde (AE-ESTeSC) um curso de suporte básico de vida (4h), e um curso de suporte básico de vida e desfibrilhação(7h) pela instituição Formações Norte e Sul ambos acreditados pelo INEM e Certificados pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT). A AE-ESTeSC reconheceu a necessidade de dar aos nossos alunos a oportunidade de realizarem este curso, enquanto futuros profissionais de saúde considerando uma mais valia para todos. Obtivemos cerca de 31 participantes e a AE-ESTeSC decidiu procurar algumas opiniões sobre o curso.

Melanie Antunes, aluna do 3.º ano de Imagem Médica e Radioterapia foi questionada sobre o curso.

O que esperavas aprender no curso, consideras uma mais valia à tua futura profissão?

No meu entender SBV é uma área muito específica que devia estar presente em todos os cursos de saúde. Todos os profissionais de saúde, nós futuros profissionais, devem estar aptos para saber lidar com todas as situações que possam surgir, não só exercer a sua profissão mas também reagir e poder ajudar em qualquer circunstância. Ao inscrever-me no curso esperava isso mesmo, aprender as ferramentas base para conseguir ajudar em todas as situações possíveis de surgir.

 

O curso que realizaste correspondeu ás tuas expectativas , o que mais te fascinou?

sim, o curso em tudo superou as minhas expectativas, os formadores eram muito atenciosos e deixavam os formandos à vontade para levantar qualquer questão, explicaram várias vezes todos os procedimentos e ainda permitiram que cada um treinasse inúmeras vezes cada uma das manobras. Quanto à segunda parte da questão, fascinar?! Penso que todos nós devíamos ser fascinados pela possibilidade de poder ajudar alguém quando este necessita, e foi mesmo isto que me fascinou, o facto de ficar mais apta a reagir a situações e conseguir ajudar.