Por ti, para ti

AE-ESTeSC

A Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra remonta já dos tempos da Escola Técnica dos Serviços da Saúde de Coimbra, datando a sua primeira Reunião Geral de Alunos (RGA) de 16 de Janeiro de 1992.

Com a integração da referida escola no Ensino Superior Politécnico, a Associação de Estudantes assume a sua actual designação, tendo-se realizado a revisão dos seus estatutos em RGA, no dia 21 de Abril de 1994, os quais são publicados em Diário da República a 11 de Abril de 1997.

Desde cedo, a Associação de Estudantes da ESTeSC, assumiu uma posição relevante nas batalhas travadas no sentido de promover o desenvolvimento progressivo dos cursos ministrados na ESTeSC. Ainda enquanto Associação de Estudantes da Escola Técnica dos Serviços de Saúde de Coimbra, participou activamente na luta para a integração da escola no Ensino Superior Politécnico. Já como Associação de Estudantes da ESTeSC, lutou pela manutenção do modelo de gestão e administração da escola, bem como pela atribuição do grau de licenciatura aos cursos nela ministrados. Contra a ameaça de perigo para o futuro das nossas profissões, organizou, já em 2004, uma manifestação a favor da redução do número de vagas e escolas, assim como maior e mais apertada fiscalização e avaliação das já existentes.

Os objectivos primordiais nos quais a AE-ESTeSC assenta são a representação dos alunos dentro e fora da Escola; ser o elo de ligação entre alunos e órgãos máximos da Escola; a organização de actividades culturais, científicas, desportivas, entre outras; e a defesa dos direitos dos alunos.

São diversas as actividades culturais, científicas e desportivas que a Associação de Estudantes tem vindo a realizar ao longo dos vários mandatos que fazem a sua história. É com o esforço e dedicação dos estudantes que assumem a cada ano a responsabilidade de a orientar, que a Associação de Estudantes tenta proporcionar aos restantes estudantes da ESTeSC estas actividades, apoiando-os e ajudando-os sempre nas suas iniciativas.

Neste âmbito, a AE-ESTeSC tem vindo a empenhar-se para incutir dinamismo nas suas actividades.
A recepção ao Caloiro, a Eleição da Miss e do Mister Caloiro, o Magusto, a Semana Cultural, Sessões de Relaxamento e o Baile de Finalistas são algumas dessas acções.
Numa vertente mais científica, a AE-ESTeSC proporciona ao longo do seu mandato, acções de formação como o Curso de Suporte Básico de Vida, Inglês Técnico, Formação de Formadores, Técnicas de Procura de Emprego, o Congresso das Ciências Aplicadas na Saúde.
Especial relevo merece, a Semana das Ciências Aplicadas na Saúde (SCAS), uma actividade que envolve toda a comunidade escolar e que tem como objectivos fundamentais a sensibilização da população para as questões da saúde pública e o conhecimento e projecção dos sete cursos da escola “além fronteiras”.

Dentro da AE-ESTeSC foram já criados cinco núcleos virados para diversas áreas que permitem que a tua AE chegue cada vez mais perto de ti e das tuas necessidades. A saber existem o Núcleo de Ambiente e Qualidade, o Núcleo de Desporto, o Núcleo de Informação e Divulgação, o Núcleo de Música e o Núcleo de Apoio e Integração aos Estudantes.

Com as suas lutas, a Associação de Estudantes pretende dar a conhecer aos estudantes que representa, a realidade da situação que os rodeia, a importância dela para o futuro de cada um, e a forma como podemos intervir para a alterar. Com as actividades que organiza procura presenteá-los com momentos pedagógicos, de cultura, lazer e diversão, de modo a que a passagem pela ESTeSC não seja mais uma passagem, mas uma marca na vida de cada estudante, uma caminhada cuja recordação traga consigo a saudade e a vontade de viver tudo novamente.

A Associação de Estudantes da ESTeSC não é apenas mais um grupo de estudantes, mas uma associação feita pelos estudantes, com os estudantes e para os estudantes. Ela depende de ti, da tua força e do teu empenho.

Acima de tudo ela é a TUA associação.